Federação Nacional das Apaes - LogoFederação Nacional das Apaes - Apae em Rede Aumenta o tamanho do textoDiminui o tamanho do textoContrasteIndique nossa páginaAdicionar aos favoritosFale conosco
Acesso rápido:
Busca:
 OK
Parceiros:Acessibilidade Brasil
Parceiros
Fale conosco
Links
Webmail
Eventos
Página inicialNotícias
Notícias
Coordenadorias de Artes se reúnem na FEAPAEs
06.08.2009Álbum de FotosÁlbum de Fotos     E-mailEnviar     ImprimirImprimir

Na última sexta-feira (31/07) e sábado (01/08) foi realizado, no auditório da Federação das APAEs do Espírito Santo (FEAPAEs), em Vitória, um encontro entre a Coordenadora Estadual de Artes e as Coordenadoras Regionais de Área.

 

O encontro, organizado e apresentado pela coordenadora estadual de artes, Gina Carla Luchini, teve a participação do presidente da FEAPAEs, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina, e das coordenadoras regionais de àrea: Cátia Cilene, da região centro, Sirlene Corrêa, da região sudeste, Eloíza Comério da Silva, da região Rio Doce, e Lilian Pereira Queiroz, da região do Caparaó.

 

De acordo com Gina, o objetivo principal do encontro foi discutir a proposta do Movimento Apaeano “Arte, Cultura, Educação e Trabalho”, que tem duas grandes linhas de ação: a primeira, orientada pela APAE Educadora, integrando a proposta pedagógica das escolas especializadas da APAE, como componente curricular. E a segunda, se alinhar com o desenvolvimento de projetos especiais nas diversas linguagens artísticas.

 

“Para dizer que existe o ensino da arte dentro da escola, é preciso saber antes o que significa a “Arte” e o que ensinar. O professor de artes deve pesquisar, estudar e exercitar sua expressão artística, pois só assim poderá selecionar propostas significativas para seus alunos, deixando de propor exercícios de repetição mecânica, com modelos prontos, caracterizados pela pedagogia tradicional”, ressalta Gina.

 

Gina afirma ainda que a idéia principal é comprovar a importância da Arte na educação por meio do desenvolvimento da criatividade,  vivenciando experiências de participação em atividades artísticas direcionadas para a contextualização da história da arte, de forma dinâmica e criativa.

 

“A arte faz parte da nossa vida e a criatividade pode ser desenvolvida em qualquer atividade, desde que os educadores procurem aproveitar o potencial criativo e imaginativo que toda criança tem”, finaliza Gina.

 

Conteúdo relacionado
26.08.2010 Inscrições para I Congresso Ibero-americano no Alice
23.08.2010 Apae de Vitória com eventos especiais na semana nacional dos deficientes intelectuais
19.08.2010 Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
05.08.2010 Pacotes especiais para hospedagem dos participantes do I Congresso Ibero-americano de Deficiência Intelectual
29.07.2010 Confira os premiados no IX Festival Estadual Nossa Arte
Apae em RedeFederação das Apaes do Estado do Espírito Santo
Av. Nair de Azevedo Silva, 450 - Loja 17 - Mário Cipreste
CEP 29020-170 - Vitória - ES
Tel.: (27) 3223-7035 - Fax: - - E-mail: federacao@apaees.org.br
Intranet