Feapaes-ES realiza Encontro de Dirigentes em Pedra Azul


Data: 24 de março de 2023 Local: Pedra Azul, Espirito Santo Público alvo: Dirigentes das Apaes e Coirmãs
O encontro foi uma oportunidade importante para o acolhimento dos dirigentes das Apaes e coirmãs.

Encontro de Dirigentes das Apaes e Coirmãs

Nos dias 24, 25 e 26 de março, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) realizou um Encontro de Dirigentes das Apaes do Espírito Santo (Edaes). O evento, que aconteceu em Pedra Azul, contou com a presença de cerca de 160 pessoas.

O encontro foi uma oportunidade importante para o acolhimento dos dirigentes das Apaes e coirmãs, aprimoramento do conhecimento, troca de experiências e das práticas de gestão, visando uma atuação uniforme nas ações de defesa e garantia dos direitos e prestação de serviços para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Vanderson Gaburo, presidente da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), acredita que o encontro foi uma ocasião de acolhimento dos novos dirigentes das instituições. “Foi uma oportunidade de acolher e reforçar conceitos importantes, entendendo que ali estavam lideranças do movimento apaeano no estado e de entidades que lutam em prol da causa da pessoa com deficiência”, afirma.

A gestão de organizações do Terceiro Setor tem se tornado cada vez mais complexa e balizada por normativas legais que exigem dirigentes mais atuantes e práticas mais profissionais. Tudo isso com o objetivo de ofertar serviços com qualidade e desempenhar uma atuação transformadora na sociedade.  Para proporcionar isso aos presentes, o Edaes contará com oito palestras que abordarão diversos assuntos, como protagonismo, direitos, gestão e o movimento apaeano.

“A nossa programação foi feita pensando no fortalecimento das questões de gestão, responsabilidade, tomada de decisões e no compromisso com a nossa causa, além de buscar o fortalecimento das diretrizes gerais de atuação no movimento apaeano e o aprimoramento dos processos”, afirma Gaburo.

Foram oito palestrantes renomados, que abordaram diversos temas que envolvem o movimento apaeano e a pessoa com deficiência, como ESG, gestão e governança, comunicação não violenta, protagonismo e muito mais.