Fórum de Autodefensores movimenta a Apae de Colatina


Data: 28 de setembro de 2023 Local: Apae Colatina Público alvo: Membros das Apaes e Coirmãs
Evento teve palestras e debates, além da eleição do casal de autodefensores estaduais

Fórum de Autodefensores movimenta a Apae de Colatina Evento teve palestras e debates, além da eleição do casal de autodefensores estaduais

Juntos fazemos acontecer! O lema da 9ª Edição do Fórum de Autodefensores resume bem o que foi dito de diversas formas durante o evento, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, na Apae de Colatina. Todos os eventos da programação reafirmaram a importância do protagonismo real e da união para o fortalecimento das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.
O ponto alto do evento foi a eleição do novo casal de autodefensores estaduais, Matheus Gomes de Souza e Dayani Prates da Silva, ambos da Apae da Serra, que iniciam o mandato em janeiro de 2024.
“Estamos muito felizes de nos reunirmos para este Fórum, que volta depois do período da pandemia. É um momento muito importante para darmos voz e vez às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. É garantir a eles a chance da real inclusão”, afirmou o presidente da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo.
O primeiro dia de evento começou com a palestra da Consultora em Assistência Social da Federação das Apaes de Minas Gerais, Juanita Pimenta. Ela falou sobre os desafios atuais dos autodefensores.
“As federações precisam ter o programa de autodefensoria como prioridade. É uma forma de abrir espaço para o protagonismo real. Ao mesmo tempo, é preciso que esses autodefensores assumam a responsabilidade sobre o cargo que ocupam”, disse ela, durante sua fala, muito celebrada pelos presentes.
A noite do primeiro dia terminou com um animado jantar dançante, que colocou todos no ritmo do Trio Bão di Caipira. Foram momentos de muita descontração ao som de música sertaneja.
 
Sexualidade e Afetividade
O segundo dia de programação teve início com a palestra da psicóloga Debora Portes Lima, sobre o tema “Sexualidade e Afetividade com Responsabilidade”, em que ela trouxe importantes pontos para os participantes sobre a importância do autocuidado no momento em que se inicia um relacionamento. Esse cuidado vai desde a higiene pessoal até a atenção que precisamos ter antes de construir um elo de confiança com alguém.
A participação da família nesse processo também foi muito citada. Afinal, muitos familiares têm receio de “deixar” o jovem com deficiência namorar. “A família é fundamental nesse processo. Com acolhimento e esclarecimento das dúvidas. Precisamos falar sobre sexualidade ou a internet vai falar”, lembrou a palestrante.
A manhã continuou com uma importante fala sobre as Atribuições e Responsabilidades do Autodefensor Estadual, em que Paula Nascimento e Carlos Alberto Schaffel falaram da importância do cargo.
“A Autodefensoria é um processo muito desafiador para todos nós. Mas também é muito importante para o movimento apaeano, pois é uma forma de dar o protagonismo real às pessoas com deficiência”, afirmou Paula.
“Como autodefensor, comecei a participar de diversas reuniões na minha cidade, e consigo contribuir para que melhorias sejam implementadas para as pessoas com deficiência”, afirmou o Carlinhos.
Eles encerram o mandato como autodefensores estaduais no fim deste ano, mas seguem com cargos em importantes conselhos no Espírito Santo. Paula Conceição do Nascimento no Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) e Carlos Alberto Schaffel no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF).
 
Eleição
O ponto alto do Fórum ficou reservado para a tarde do segundo dia: a eleição do novo casal de autodefensores. O primeiro ato foi o anúncio da desistência do candidato Francisco Ramos Venâncio. Mas foi pelo melhor dos motivos: ele conseguiu um emprego e não teria condições de seguir com a agenda de autodefensor.
O processo seguiu com a apresentação das propostas dos candidatos, seguida da votação, que ocorreu tranquilamente.
Após a apuração, foi momento de muita comemoração, pois o novo casal de autodefensores estaduais eleitos foram Matheus Gomes de Souza e Dayani Prates da Silva, ambos da Apae da Serra. A comemoração tomou conta do auditório e chegou até a Serra, onde a presidente da Apae, Natáxida Monteiro, acompanhava a divulgação do resultado emocionada.
O novo casal de autodefensores estaduais eleito iniciaram o seu mandato no inicio de 2024 e terá a responsabilidade de continuar a luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, reivindicando voz e espaço.
Depois de dois dias de informação, troca de experiência, conexão e diversão, chegou a hora de voltar para casa coma certeza de que a união é a chave para o fortalecimento do movimento apaeano.