18ª Romaria das Pessoas com Deficiência emociona e reforça a luta por inclusão no Espírito Santo

foto destaque
Feapaes-ES
29 de abril de 2025
A fé moveu milhares de pessoas na manhã do sábado (26), durante a 18ª edição da Romaria das Pessoas com Deficiência, que mais uma vez integrou a programação oficial da 455ª Festa da Penha. Com saída do Santuário Divino Espírito Santo, no Centro de Vila Velha, a caminhada reuniu aproximadamente 3 mil pessoas entre usuários, familiares, amigos e apoiadores do movimento apaeano capixaba.

Mais que um ato religioso, a Romaria das Pessoas com Deficiência se consolidou como um importante momento de mobilização social, chamando a atenção da sociedade para a inclusão, a visibilidade e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência no Espírito Santo.  “Estamos aqui todos os anos, para mostrar a nossa união, nosso espírito de acolhimento e o desejo coletivo por um futuro mais justo e acessível. É por isso que estamos aqui todos os anos”, declarou Gisele Nunes da Silva, coordenadora pedagógica da Apae Colatina.

Para Vanderson Gaburo, diretor social da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), participar de mais uma edição é motivo de gratidão e responsabilidade.

“É emocionante ver tanta gente caminhando junto pela inclusão. A cada ano, a Romaria se fortalece como um ato de fé e de luta. Participar desse momento é renovar o compromisso da Feapaes-ES com a transformação social e com um Espírito Santo mais inclusivo. Essa luta não para aqui. Em 2026, estaremos de volta, para ocupar esse espaço com amor, resistência e esperança”, destacou.

A Romaria das Pessoas com Deficiência mostrou mais uma vez que a Festa da Penha é também um espaço de cidadania, inclusão e valorização da diversidade. E a mensagem é clara: a fé une, mas é a luta que transforma.