Apae de Colatina inaugura Centro Especializado em Reabilitação (CER)

foto destaque
Apae-ES
22 de dezembro de 2016
Evento contou com a presença de usuários e suas famílias, apoiadores e autoridades. Novo CER desafogará Crefes de Vila Velha e evitará deslocamento de moradores do Norte para a Grande Vitória
A Apae de Colatina inaugurou no dia 22 de dezembro de 2016 o seu Centro Especializado em Reabilitação (CER). Participaram da cerimônia o governador Paulo Hartung, o vice-governador César Colnago, e o presidente da Feapaes-ES, Washington Luiz Sielemann Almeida, entre outras lideranças e autoridades.
Washington Sielemann agradeceu às autoridades pela presença e lembrou que a Apae de Colatina é referência no Brasil no atendimento à pessoa com deficiência. Ele ressaltou, se dirigindo ao governador Paulo Hartung, a importância das parcerias público-privadas para o atendimento das diversas demandas de uma sociedade cada vez mais plural.
O novo CER, lembrou Washington, é um novo Crefes que desafogará o atendimento em Vila Velha e evitará o deslocamento da população até a Grande Vitória, um antigo anseio dos moradores da região. “Estamos felizes com o resultado do trabalho da Federação no suporte às filiadas. As parcerias que fazemos não são para beneficiar as instituições, mas para beneficiar os usuários. Políticas públicas são para os cidadãos e não para instituições”.

Excelência
Durante o evento, Washington trouxe um dado motivador em primeira mão acerca dos resultados do programa Apae Sustentável. O primeiro ciclo de medição das metas estabelecidas para 2016 mostrou que 95% das Apaes atingiram o índice desejado na qualidade de atendimento e gestão. Além disso, 35 Apaes já chegaram à meta estabelecida para 2018, mais alta, considerada o parâmetro de excelência.
“O Governo tem sido parceiro. O Espírito Santo é o único estado a manter um piso para pessoa com deficiência na área da assistência”, disse Washington, lembrando, ainda, da política de Saúde para as pessoas com deficiência no Estado que estava sendo construída, sendo a inauguração do CER de Colatina é um passo importante nesse trabalho.

Humanização
O governador Paulo Hartung começou sua fala pedindo uma salva de palmas para a Apae de Colatina, sua equipe, usuários e famílias, lembrando que ela é referência para o Espírito Santo e para o Brasil. Ele lembrou que a inauguração descentraliza o atendimento e leva o serviço para a região norte do Estado. “Tenho orgulho do trabalho das Apaes. Ele humaniza quem participa e quem apoia”.
O presidente da Apae de Colatina, Eval Galazi, fez um breve panorama da atuação da Instituição no município e da conquista que o CER representa, não apenas para a Apae e a população de Colatina, mas para toda a região norte do Estado.

CER
A Apae de Colatina foi habilitada pelo Governo Federal e atuará dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, o reconhecimento do Ministério da Saúde, que foi possível após articulação da Coordenação de Saúde da Feapaes-ES, autoriza a Apae de Colatina a realizar serviços de reabilitação de pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua, com recursos do SUS.
Ao integrar a Rede, a Apae de Colatina estabelece-se como unidade de referência na região para o cuidado e proteção a usuários, familiares e acompanhantes nos processos de reabilitação. Além disso, passará a oferecer por meio do SUS os serviços de excelência que já desenvolve, incluindo um Projeto Terapêutico Singular construído em conjunto com o usuário, seus familiares e acompanhantes, baseado em avaliações multidisciplinares das necessidades e capacidades das pessoas com deficiência. Isso inclui dispositivos e tecnologias assistivas, com foco na produção da autonomia e do máximo de independência em diferentes aspectos da vida da pessoa atendida.
A habilitação é fruto de mais de um ano de trabalho de articulação entre a Coordenação de Saúde da Federação, a Apae de Colatina e a Secretaria de Estado da Saúde, que abraçou a ideia. O atendimento que será oferecido na Apae de Colatina será regido pela Portaria 793 do Ministério da Saúde, de 24 de abril de 2012, que instituiu a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS. A habilitação da Instituição foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de setembro de 2016.