Feapaes disponibiliza aplicativo que estimula funções cognitivas de usuários para Apaes capixabas

foto destaque
Apae-ES
08 de novembro de 2019
Ferramenta coleta dados de comportamento, atenção e observação por meio de algoritmos desenvolvidos para esta função
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) está sempre em busca de oferecer os melhores recursos paras as Apaes capixabas. Já há alguns meses, a Feapaes-ES se estrutura para disponibilizar para as Apaes um aplicativo chamado Jade, que estimula e desenvolve as funções cognitivas de crianças através da coleta de dados de comportamento, atenção e observação, por meio de algoritmos desenvolvidos para isso. Nesta quinta-feira, 7 de novembro, a federação se reuniu com representantes das Apaes que aderiram ao uso da ferramenta para um treinamento na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. 

O Jade utiliza jogos de associação com figuras que fazem parte do dia a dia de toda a criança e coleta informações sobre o desenvolvimento de quem usa o aplicativo. Durante o jogo, o app consegue coletar informações de como essa criança reage e interage em determinada situação do jogo – não necessariamente se está acertando ou não – e o terapeuta, com acesso à plataforma Jade, recebe essas informações através de gráficos e números em tempo real. O resultado possibilita uma análise sobre o desenvolvimento da criança, avaliando a percepção e evolução dela durante o tempo que joga, tornando-se um complemento ao atendimento realizado pelos terapeutas.
 
O app pode ser utilizado por crianças com autismo, síndrome de Down e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e a indicação da frequência de uso varia de acordo com cada usuário. O aplicativo Jade é gratuito e qualquer família pode baixar o app. Porém, só os profissionais têm acesso a plataforma de resultados e análises. Hoje, já são quase 50 mil usuários, e o próximo passo é lançar a versão atualizada do jogo, que hoje conta com aproximadamente 60 fases, e passará a ter quase 800.
 
“Nosso objetivo é sempre de oferecer novas abordagens e possibilidades para o trabalho com os usuários. Entendemos esse aplicado como uma opção de ferramenta terapêutica que pode contribuir com o trabalho desenvolvido pelos profissionais das instituições. Criamos uma comissão para testar a plataforma e o retorno foi bastante positivo. Então, pensamos que será muito útil”, afirma Vanderson Gaburo, presidente da Federação das Apaes.
 
App Jade reconhecido fora do Espírito Santo
 
Ronaldo Cohin, criador do Jade, participou do programa Planeta Startup, um reality show exibido pela Band, que tem o objetivo de dar ainda mais energia ao movimento empreendedor no Brasil, proporcionando oportunidades reais de negócio a startups. 
 
Além disso, o Jade está sendo reconhecido internacionalmente. Depois de participar de um evento em Florianópolis, realizado pela embaixada da Inglaterra no Brasil, o app chamou a atenção de representantes da saúde pública britânica e, em breve, o aplicativo será implementado por lá.