Feapaes-ES lança programa para acolher famílias em fila de espera das Apaes e instituições coirmãs do Espírito Santo

foto destaque
Feapaes-ES
20 de maio de 2025
Na terça-feira (20), foi inaugurado oficialmente o Apae Apoia na Apae Cariacica. O espaço já está em funcionamento há mais de um ano, oferecendo atendimento às famílias que estão na fila de espera por uma vaga na instituição. O Apae Apoia é uma iniciativa da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) e foi desenvolvido para ampliar o suporte a essas famílias e fortalecer o movimento apaeano no estado.

O Apae Apoia veio como resposta para um questionamento nosso: o que fazer para essas famílias que estão na fila de espera enquanto não há uma vaga? A partir desta pergunta chegamos ao programa que faz a acolhida, escuta, dá voz, dá apoio a essas famílias e fortalece a defesa, a garantia dos direitos dessas famílias”, explicou Vanderson Gaburo, superintendente da Feapaes-ES.

Entre as pessoas assistidas pelo Apae Apoia está a Adenilda Cajazeira Souza, mãe do Rafael, de quatro anos de idade, diagnosticado com Transtorno Positivo Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela aguarda por uma vaga, na Apae Cariacica e foi acolhida pelo programa.

Enquanto não consigo a vaga, o acolhimento tem me ajudado muito. Eu estava me sentindo só, desamparada, eu não estava sabendo lidar com o meu filho. Nas reuniões do Apae Apoia eu aprendi a lidar com ele e hoje me sinto integrada à Apae já, mesmo sem a vaga”, relatou a mãe do Rafael.

Atualmente, aproximadamente 3 mil famílias aguardam por uma vaga nas apaes capixabas. “Quando as famílias têm acesso a informação e são orientadas sobre os seus direitos e cuidados com os seus filhos, a jornada da pessoa com deficiência se torna mais leve e cheia de possibilidades”, reforçou Vanderson Gaburo sobre o programa.

A proposta da Feapaes-ES é levar o Apae Apoia para outras Apaes e instituições coirmãs de todo Espírito Santo. No programa estão previstas reuniões de acolhimento com atendimentos em saúde, educação e assistência social. Em Cariacica, durante o período de implementação do programa a fila de espera caiu para zero, num total de 500 famílias que aguardavam.

Em um ano a gente conseguiu zerar uma fila de espera de 550 famílias. É muito gratificante ver esse número se transformar rostos de pessoas que estão sendo acolhidas e ouvidas. O Apae Apoia não garante vaga na instituição, mas promove bem-estar para as famílias”, lembrou Maria Aparecida Quintão Valente, coordenadora geral da Apae de Cariacica.

O Apae Apoia integra as diretrizes do Documento Norteador da Feapaes-ES, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão, a defesa de direitos e a construção de uma sociedade mais justa e acessível. A implementação do programa está acontecendo gradativamente nas apaes e coirmãs, de acordo com as reuniões que a equipe técnica da federação está realizando com as instituições.