Feapaes-ES promove seminário para formação continuada de profissionais da educação que atuam nas Apaes capixabas

foto destaque
Feapaes-ES
21 de julho de 2025
O seminário é voltado exclusivamente para professores, pedagogos e demais profissionais da educação que atuam nos CAEEs das Apaes capixabas e na coirmã Vitória Down.
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), por meio do Instituto Uniapaes-ES, promove no dia 24 de julho, o Seminário da Educação 2025. O evento acontecerá no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, em Vitória e terá como tema centra o “Atendimento Educacional Especializado: Desafios, Potencialidades e Caminhos para a Inclusão”.

Voltado exclusivamente para professores, pedagogos e demais profissionais da educação que atuam nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEEs) das Apaes capixabas e na coirmã Vitória Down, o encontro servirá como espaço de reflexão e aprendizagem continuada.

“Esse é mais um dos muitos momentos de formação das equipes que estão na linha de frente dos atendimentos. Uma oportunidade significativa para promover debates e atualizar conhecimentos fundamentais para o aprimoramento do trabalho no dia a dia das Apaes”, destaca Vanderson Gaburo, diretor social da Feapaes-ES.

Atualmente as Apaes e a coirmã Vitória Down juntas, atendem aproximadamente 3.650 pessoas somente nos serviços de educação, oferecendo recursos, estratégias e ações que impactam positivamente no processo de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades de inclusão escolar e social.

O Seminário da Educação 2025 contará com cinco palestrantes especialistas, trazendo diferentes olhares e experiências para inspirar novas práticas e fortalecer o compromisso da Feapaes-ES e do movimento apaeano.

Confira as palestras do seminário:

Palestra 1: Metodologias e estratégias de ensino: técnicas específicas para atender às diferentes necessidades dos estudantes com deficiência ou transtornos.
Palestrante: Izaionara Cosmea Jadijesky
Doutora e Mestra em Educação pela Ufes, com graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atua como tutora no curso de Pedagogia EAD da Ufes e professora de AEE no CEET Vasco Coutinho. Participa de grupos de pesquisa nas áreas de Educação Especial e História da Escolarização. Possui experiência na educação básica, profissional e superior, com foco em infância, deficiência e diversidade socioeducacional.

Palestra 2: Atendimento Educacional Especializado como ação pedagógica: práticas e concepções.
Palestrante: Carline Santos Borges
Professora e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ, onde também atua como Professora de História. Doutora e Mestra em Educação pela Ufes, com licenciatura em Pedagogia. Realizou estágio de doutorado em Educação Especial na Universidade de Lisboa e lidera o grupo de pesquisa ObECIDS, focado em inclusão e direitos sociais.

Palestra 3: Técnicas para comunicação aumentativa e alternativa
Palestrante: Stheffany Silva
Professora Adjunta da UFRRJ no curso de Educação Especial. Graduada em Letras (UFRN), Mestre e Doutora em Educação (UERJ). Coordena o PIBID na Licenciatura em Educação Especial. Integra a ISAAC-Brasil, onde também atua na diretoria. Lidera o grupo de pesquisa EdEACA e é editora da Revista Educação Especial (Seção Nacional 2024).

Palestra 4: A arte de contar histórias: técnicas que ajudam a despertar a ludicidade por meio da contação de histórias.
Palestrante: Sandra Freitas
Professora e contadora de histórias, graduada em Artes pela Ufes e pós-graduada em Educação Ambiental pela UCAM. Atualmente, é organizadora do “Encontrão de Contadores de Histórias no ES”, do projeto “Roda de Histórias Capixaba” e do clube do livro “Café com Prosas". Atua com formações para professores, palestras e apresentações para diversos públicos.

Palestra 5: Recursos e tecnologias assistivas – utilização de ferramentas que facilitam o aprendizado e a comunicação.
Palestrante: Camila Reis dos Santos
Doutora em Biologia Vegetal e Mestre em Educação pela Ufes, licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Especialista em Educação Inclusiva, atua como professora da rede estadual e coordenadora pedagógica em Ciências da Natureza e Matemática. Pesquisa alfabetização científica, organiza publicações didáticas e colabora com revistas científicas. Foi premiada como Melhor Professora de Ciências do Ano em 2022 (FeSBE/IQC).