Painel Apae ES trouxe a temática “A Arte de Acolher e Escutar as Famílias”

foto destaque
Painel ES
11 de junho de 2024
O acolhimento e escutar as famílias são fundamentais para que qualquer pessoa se sinta segura.
A Feapaes-ES realizou na tarde de terça-feira, dia 11 de junho, mais um importante Painel Apaees+ com o tema “A Arte de Acolher e Escutar as Famílias”.

Maria das Graças Vimercati, Presidente da Feapaes-ES e Sarah Fardin, Consultora Técnica do Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo (NAF), receberam Carolina Brancato, Neuropsicopedagoga e coordenadora do Centro de Atenção à Família da Vitória Down, na sede da federação.

A conversa ressaltou que acolher e escutar as famílias envolve mais do que simplesmente prestar atenção às suas palavras. Com isso, o acolhimento é importante em diferentes fases ou situações de qualquer família. Além de ajudar a criar um ambiente de segurança, respeito e compreensão, essa conexão constrói vínculos afetivos melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo de acompanhamento.

A convidada, Carolina Brancato, destacou a importância do acolhimento e escuta ativa, reforçando que essas práticas podem transformar a qualidade de vida das famílias de pessoas com deficiência. ”Acolher não está relacionado ao tempo, nem resolver todos os problemas e sim a qualidade do sentimento validado, as orientações, encaminhamento e acompanhamento”, afirmou.

Já para a Sarah Fardin, as famílias precisam ser acolhidas com afeto. Ela ainda ressaltou: “um momento de acolhida faz parte do nosso atendimento com as famílias. Acolher é permanente, sendo necessário escutar toda família e observar a postura de todos os envolvidos”.

Maria das Graças Vimercati, Presidente da Feapaes-ES e mediadora do Painel, finalizou o encontro com a frase: “Acolher é ouvir com o coração e falar com a alma, sendo importante em qualquer momento nas vidas das pessoas”.

A arte de acolher e escutar as famílias é uma prática que requer dedicação, empatia e habilidades específicas. Ao criar um ambiente acolhedor e praticar a escuta ativa, podemos fazer uma diferença significativa na vida dessas famílias, promovendo uma sociedade mais inclusiva e compreensiva. Através do respeito construímos uma rede de apoio que valoriza e fortalece cada indivíduo e sua família.
 
Núclo de Acolhimento à Família

Na Feapaes-ES temos o Núcleo de Acolhimento à família de pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e com Autismo (NAF). O serviço é gratuito e tem o objetivo de acolher e orientar às famílias que receberam o diagnóstico para deficiência intelectual.

É um serviço de teleatendimento que acontece de segunda a sexta, de 08:30 às 14:30hs nos telefones (27) 99839-0475 e 3223-7035 e também pelo e-mail naf@apaees.org.br.

Já o Vitória Down realiza atendimentos iniciais e com grupo de convivência (presencial e online), visitas domiciliares e hospitalares, também participa de rodas de conversas e eventos externos juntos à comunidade. Os atendimentos podem ser realizados pelo telefone 27 99248-4030 e pelo e-mail caif.coordenaçao@vitoriadown.com.br.

Para conhecer mais a instituição você também pode acessar o site vitoriadown.com.br