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Painel vai discutir os desafios e perspectivas da educação de jovens com deficiência no ES
Apae-es
27 de outubro de 2023
27 de outubro de 2023
Evento realizado pela Feapaes-ES poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da instituição no Youtube
Ter acesso à educação ainda é um dos maiores desafios enfrentados por jovens com deficiência no Brasil. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em 2022 pelo IBGE, a maior parte das pessoas de 25 anos ou mais com deficiência no país não conseguiu completar a educação básica: 63,3% deles não têm instrução ou estão com o fundamental incompleto.
Para discutir esse cenário desafiador de inclusão escolar, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) realiza, na próxima terça-feira (31), o painel “Diferentes olhares para educação dos jovens com deficiência: desafios e perspectivas”, que acontecerá no canal da instituição no Youtube a partir das 14 horas.
Além do presidente da instituição, Vanderson Gaburo, o painel contará com a presença da psicóloga Claudia Moura, consultora técnica de educação da Feapaes-ES, e da pedagoga Mariana Fonseca de Mendonça Gomes, diretora escolar do SESI e SENAI na área de avaliação, ensino, aprendizagem e educação profissional.
“Segundo dados do IBGE, apenas uma em cada quatro pessoas com deficiência conseguiu concluir o ensino básico obrigatório. Precisamos pensar e implementar políticas públicas mais eficientes para reverter esse quadro de atraso escolar. A sociedade também precisa se mobilizar por essa inclusão. É um desafio para todos”, ressalta Vanderson Gaburo.
Diferenças na educação
Ainda de acordo com o IBGE, a desigualdade e o atraso escolar estão presentes em todos os indicadores de educação. A taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência é de 19,5%, contra 4,1% para as pessoas sem deficiência.
Apenas 25,6% das pessoas com deficiência concluíram o Ensino Médio no país, sendo que mais da metade das pessoas sem deficiência (57,3%) conquistaram o mesmo nível de instrução. Já a proporção de pessoas que conseguiram concluir o Ensino Superior é 7,0% para as pessoas com deficiência e 20,9% para os sem deficiência.
Serviço:
Painel “Diferentes olhares para educação dos jovens com deficiência: desafios e perspectivas”
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Youtube da Apae-ES CLIQUE AQUI
Para discutir esse cenário desafiador de inclusão escolar, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) realiza, na próxima terça-feira (31), o painel “Diferentes olhares para educação dos jovens com deficiência: desafios e perspectivas”, que acontecerá no canal da instituição no Youtube a partir das 14 horas.
Além do presidente da instituição, Vanderson Gaburo, o painel contará com a presença da psicóloga Claudia Moura, consultora técnica de educação da Feapaes-ES, e da pedagoga Mariana Fonseca de Mendonça Gomes, diretora escolar do SESI e SENAI na área de avaliação, ensino, aprendizagem e educação profissional.
“Segundo dados do IBGE, apenas uma em cada quatro pessoas com deficiência conseguiu concluir o ensino básico obrigatório. Precisamos pensar e implementar políticas públicas mais eficientes para reverter esse quadro de atraso escolar. A sociedade também precisa se mobilizar por essa inclusão. É um desafio para todos”, ressalta Vanderson Gaburo.
Diferenças na educação
Ainda de acordo com o IBGE, a desigualdade e o atraso escolar estão presentes em todos os indicadores de educação. A taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência é de 19,5%, contra 4,1% para as pessoas sem deficiência.
Apenas 25,6% das pessoas com deficiência concluíram o Ensino Médio no país, sendo que mais da metade das pessoas sem deficiência (57,3%) conquistaram o mesmo nível de instrução. Já a proporção de pessoas que conseguiram concluir o Ensino Superior é 7,0% para as pessoas com deficiência e 20,9% para os sem deficiência.
Serviço:
Painel “Diferentes olhares para educação dos jovens com deficiência: desafios e perspectivas”
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Youtube da Apae-ES CLIQUE AQUI