DESTAQUE: veja quem se destacou nessa semana e confira o planejamento feito pelas pedagogas para essa atividade
em Foco
10 de jun de 2019
10 de jun de 2019
Destaque é uma série de postagens com o intuito de incentivar professores a utilizar recursos e estratégias que desenvolva a aprendizagem e evidenciar as potencialidades e habilidades de cada usuário, não focando nas suas dificuldades.
Atividade do Dia 17 de abril de 2019
Atividade: Alinhavo
Professora: kristine Laranja
Para os assistidos com dificuldades na coordenação motora ampla e fina, propomos atividades lúdicas como a utilização de jogos e brincadeiras durante o processo de aprendizagem. Estes contribuem significativamente para o desenvolvimento motor dos mesmos.
Na atividade de alinhavos a criança passa um cordão pelos buraquinhos da peça, estimulando a habilidade da coordenação motora fina, a concentração, os tônus musculares, noções de por cima e por baixo, dentro e fora.
Objetivos:
DESTAQUE DA SEMANA
O destaque da semana foi a usuária Fofura*, que através do lúdico e brincadeira com os alinhavos e outras atividades com o mesmo objetivo, apresentou uma melhora no desenvolvimento da sua coordenação motora fina, o que é de fundamental importância para o desenvolvimento da escrita, entre outras habilidades.
Parabéns Forura! Ficamos na torcida e você conseguiu.
*Pseudônimo do coração com intuito de preservar a privacidade do nosso usuário.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Atividade do Dia 19 de Abril de 2019
Atividade: Reconhecimento e escrita do próprio nome.
Professora: Michelle Coutinho
Apresentar o mundo das letras para os alunos com deficiência requer por parte do professor um planejamento que respeite as características pessoais e limitações dos mesmos, fixando o seu olhar não para a deficiência, mas, para as possibilidades.
Nesta atividade a professora Michele apresentou a escrita do nome de forma lúdica e divertida, alcançando com isso os objetivos propostos elevando a autoconfiança e autoestima da assistida Gracinha*.
Objetivos:
* Reconhecer e escrever o próprio nome;
* Perceber e quantificar as letras que o compõe;
* Promover e estimular a linguagem oral e escrita;
* Aprender a escrever com ou sem modelo o próprio nome;
* Estimular e desenvolver a limitação motora da aluna.
DESTAQUE DA SEMANA
A aluna Gracinha* se destacou na atividade da construção do próprio nome, superando sua dificuldade em identificar as letras que o compõem. Gracinha* foi motivada despertando o interesse em aprender cada vez mais. Isso
favoreceu o desenvolvimento de várias habilidades como: autonomia funcional, comunicativa e construtiva; coordenação motora fina; atenção; concentração; percepção visual, entre outras.
*Pseudônimo do coração com intuito de preservar a privacidade do nosso usuário.
Confira o vídeo de nosso destaque da semana:
https://www.facebook.com/watch/?v=592855964531258
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Atividade do Dia 22 de Abril de 2019
Atividade: Identificação e reconhecimento de vogais.
Professora: Jéssica das Candeias.
Para as pessoas com deficiência o processo de construção do conhecimento torna-se mais complexo. Dificuldades na memória de curto prazo, fala e linguagem, habilidades motoras finas e na organização e sequenciamento de informação causam grande efeito na aquisição e desenvolvimento de ler e escrever.
Atividades de estimulação do conhecimento alfabético é de suma importância. Trabalhar a prática da percepção visual e auditiva os leva ao desenvolvimento não somente da escrita, como também da organização do pensamento e oralidade desse assistido.
Objetivos:
* Estimular a concentração e desenvolver a oralidade;
* Estimular o reconhecimento da vogal e associação a imagem;
* Desenvolvimento da coordenação motora fina, trabalhando encaixe;
* Estimulação da oralidade.
DESTAQUE DA SEMANA
O destaque da Semana foi o assistido Mais Fofo Impossível*, ao ser estimulado pela professora Jéssica a desenvolver a autonomia na associação das vogais a imagem, trouxe também para atividade a fala, que no caso do assistido é restrita.
Parabéns Mais Fofo Impossível*, como você tem enchido nossos corações de alegria ao vê-lo tão envolvido na atividade superando seus desafios.
*Pseudônimo do coração com intuito de preservar a privacidade do nosso usuário.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Sobre o Destaque da Semana
São uma série de postagens, no Facebook, Instagram e Site, com o intuito de incentivar professores a utilizarem recursos e estratégias que desenvolva a aprendizagem e evidencie as potencialidades e habilidades de cada pessoa, não focando nas suas dificuldades.
Pensando nisso, o Centro de Atendimento Educacional Especializado da Apae de Vila Velha (Caee), lança em 2019, o projeto. Semanalmente, o Planejamento Pedagógico das atividades serão postados em detalhes em nosso site. Assim, profissionais da área educacional poderão conhecer, entender e replicar o Planejamento das atividade para implementar em sua escola.
Nós, da Apae de Vila Velha, esperamos semear nossos conhecimentos através da capacidade de superação de todos os nossos usuários.
Texto por Brígida Borghi - Pedagoga da Apae de Vila Velha e Professoras da Apaevv.
Atividade: Alinhavo
Professora: kristine Laranja
Para os assistidos com dificuldades na coordenação motora ampla e fina, propomos atividades lúdicas como a utilização de jogos e brincadeiras durante o processo de aprendizagem. Estes contribuem significativamente para o desenvolvimento motor dos mesmos.
Na atividade de alinhavos a criança passa um cordão pelos buraquinhos da peça, estimulando a habilidade da coordenação motora fina, a concentração, os tônus musculares, noções de por cima e por baixo, dentro e fora.
Objetivos:
- Trabalhar com a coordenação motora fina;
- Favorecer o desenvolvimento da coordenação viso-motora;
- Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
- Desenvolver a percepção espacial;
- Desenvolver a lateralidade;
- Desenvolver a capacidade de concentração.
DESTAQUE DA SEMANA
O destaque da semana foi a usuária Fofura*, que através do lúdico e brincadeira com os alinhavos e outras atividades com o mesmo objetivo, apresentou uma melhora no desenvolvimento da sua coordenação motora fina, o que é de fundamental importância para o desenvolvimento da escrita, entre outras habilidades.
Parabéns Forura! Ficamos na torcida e você conseguiu.
*Pseudônimo do coração com intuito de preservar a privacidade do nosso usuário.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Atividade do Dia 19 de Abril de 2019
Atividade: Reconhecimento e escrita do próprio nome.
Professora: Michelle Coutinho
Apresentar o mundo das letras para os alunos com deficiência requer por parte do professor um planejamento que respeite as características pessoais e limitações dos mesmos, fixando o seu olhar não para a deficiência, mas, para as possibilidades.
Nesta atividade a professora Michele apresentou a escrita do nome de forma lúdica e divertida, alcançando com isso os objetivos propostos elevando a autoconfiança e autoestima da assistida Gracinha*.
Objetivos:
* Reconhecer e escrever o próprio nome;
* Perceber e quantificar as letras que o compõe;
* Promover e estimular a linguagem oral e escrita;
* Aprender a escrever com ou sem modelo o próprio nome;
* Estimular e desenvolver a limitação motora da aluna.
DESTAQUE DA SEMANA
A aluna Gracinha* se destacou na atividade da construção do próprio nome, superando sua dificuldade em identificar as letras que o compõem. Gracinha* foi motivada despertando o interesse em aprender cada vez mais. Isso
favoreceu o desenvolvimento de várias habilidades como: autonomia funcional, comunicativa e construtiva; coordenação motora fina; atenção; concentração; percepção visual, entre outras.
*Pseudônimo do coração com intuito de preservar a privacidade do nosso usuário.
Confira o vídeo de nosso destaque da semana:
https://www.facebook.com/watch/?v=592855964531258
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Atividade do Dia 22 de Abril de 2019
Atividade: Identificação e reconhecimento de vogais.
Professora: Jéssica das Candeias.
Para as pessoas com deficiência o processo de construção do conhecimento torna-se mais complexo. Dificuldades na memória de curto prazo, fala e linguagem, habilidades motoras finas e na organização e sequenciamento de informação causam grande efeito na aquisição e desenvolvimento de ler e escrever.
Atividades de estimulação do conhecimento alfabético é de suma importância. Trabalhar a prática da percepção visual e auditiva os leva ao desenvolvimento não somente da escrita, como também da organização do pensamento e oralidade desse assistido.
Objetivos:
* Estimular a concentração e desenvolver a oralidade;
* Estimular o reconhecimento da vogal e associação a imagem;
* Desenvolvimento da coordenação motora fina, trabalhando encaixe;
* Estimulação da oralidade.
DESTAQUE DA SEMANA
O destaque da Semana foi o assistido Mais Fofo Impossível*, ao ser estimulado pela professora Jéssica a desenvolver a autonomia na associação das vogais a imagem, trouxe também para atividade a fala, que no caso do assistido é restrita.
Parabéns Mais Fofo Impossível*, como você tem enchido nossos corações de alegria ao vê-lo tão envolvido na atividade superando seus desafios.
*Pseudônimo do coração com intuito de preservar a privacidade do nosso usuário.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Sobre o Destaque da Semana
São uma série de postagens, no Facebook, Instagram e Site, com o intuito de incentivar professores a utilizarem recursos e estratégias que desenvolva a aprendizagem e evidencie as potencialidades e habilidades de cada pessoa, não focando nas suas dificuldades.
Pensando nisso, o Centro de Atendimento Educacional Especializado da Apae de Vila Velha (Caee), lança em 2019, o projeto. Semanalmente, o Planejamento Pedagógico das atividades serão postados em detalhes em nosso site. Assim, profissionais da área educacional poderão conhecer, entender e replicar o Planejamento das atividade para implementar em sua escola.
Nós, da Apae de Vila Velha, esperamos semear nossos conhecimentos através da capacidade de superação de todos os nossos usuários.
Texto por Brígida Borghi - Pedagoga da Apae de Vila Velha e Professoras da Apaevv.