EDUCAÇÃO: O que ensinar? Para que ensinar? Como ensinar? Entenda como a Apaevv planeja as atividades de aprendizagem de cada criança.
em Foco
14 de mar de 2019
14 de mar de 2019
O Processo Avaliativo do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee) da Apae de Vila Velha uma das muitas ferramentas de planejamento de nossa instituição.
A aprendizagem pode ser definida como um processo amplo e que depende da combinação de vários fatores para acontecer.
Hoje falaremos sobre o processo avaliativo relacionado ao ambiente acadêmico dos indivíduos com Deficiência.
No Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Darcy Pacheco de Queiroz, da Apae de Vila Velha, nosso período
avaliativo começará entre os dias 18 a 29/03.
Utilizamos esse momento como uma ferramenta de diagnóstico pedagógico que deve ser pensado para auxiliar o mediador
(lê-se aqui o professor), como rastreamento dos mecanismos de aprendizagem para a elaboração/reelaboração do Plano de
Atendimento Educacional Especializado (PAEE), instrumento esse que servirá de
“espinha dorsal” para o atendimento, explorando as dimensões de Habilidades como o Raciocínio Lógico-Matemático,
Desenvolvimento da Linguagem, Funções Executivas, dentre outras (Bossa,2017).
Realizada a avaliação devemos, segundo Le Blanc (1992), responder
a três perguntas básicas: O que ensinar? Para que
ensinar? Como ensinar?
Esse currículo, desenhado de forma planejada e organizada, servirá de base para que o mediador, família e equipe multidisciplinar,
possam entender quais são os mecanismos de aprendizagem que o sujeito utiliza para aprender, suas potencialidades, e quais
serão as intervenções necessárias para o seu pleno desenvolvimento, seja no ambiente acadêmico ou na sua vida diária.
Lembrando sempre que a avaliação cognitiva é apenas umas das formas de avaliação e que vai muito além de uma coleta de dados.
Claudia Moura
Coordenação Escolar
Hoje falaremos sobre o processo avaliativo relacionado ao ambiente acadêmico dos indivíduos com Deficiência.
No Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Darcy Pacheco de Queiroz, da Apae de Vila Velha, nosso período
avaliativo começará entre os dias 18 a 29/03.
Utilizamos esse momento como uma ferramenta de diagnóstico pedagógico que deve ser pensado para auxiliar o mediador
(lê-se aqui o professor), como rastreamento dos mecanismos de aprendizagem para a elaboração/reelaboração do Plano de
Atendimento Educacional Especializado (PAEE), instrumento esse que servirá de
“espinha dorsal” para o atendimento, explorando as dimensões de Habilidades como o Raciocínio Lógico-Matemático,
Desenvolvimento da Linguagem, Funções Executivas, dentre outras (Bossa,2017).
Realizada a avaliação devemos, segundo Le Blanc (1992), responder
a três perguntas básicas: O que ensinar? Para que
ensinar? Como ensinar?
Esse currículo, desenhado de forma planejada e organizada, servirá de base para que o mediador, família e equipe multidisciplinar,
possam entender quais são os mecanismos de aprendizagem que o sujeito utiliza para aprender, suas potencialidades, e quais
serão as intervenções necessárias para o seu pleno desenvolvimento, seja no ambiente acadêmico ou na sua vida diária.
Lembrando sempre que a avaliação cognitiva é apenas umas das formas de avaliação e que vai muito além de uma coleta de dados.
Claudia Moura
Coordenação Escolar