TUTORIAL: aprenda a fazer máscaras de Carnaval com a Turma Teen!

Tutorial
28 de fev de 2020
A finalidade deste material é levar a inclusão através da informação.
Caderno e lápis na mão?
Vamos aprender com o TUTORIAL Turma Teen?
Explicaremos o passo a passo da oficina Máscaras de Carnaval.



Materiais:
EVA de diversas cores;
Tesoura;
Cola;
Moldes com modelo desejado;
Elástico ou fita para amarrar e
Criatividade.


Modo de fazer: Utilizando o molde desejado, risque e depois recorte a máscara, logo em seguida monte a mesma. Depois e só curtir a folia.



Seguindo esses simples passinhos seu marca página em e.v.a ficará show de bola.



Olá, pessoal! Somos a Turma Teen, uma turma muito animada que frequenta o Centro de Convivência da Apae de Vila Velha. Vocês usam máscaras no carnaval? Em muitos lugares, esse hábito foi perdido, mas é um costume que faz parte da história dessa festa popular há muito tempo.
O carnaval é um tipo de evento peculiar que apresenta várias características que dão um ar especial aos bailes e desfiles. As máscaras são a grande diferença entre os foliões.
Sendo assim não poderíamos ficar de fora desta brincadeira, né?



Educadoras do Cecon sobre a oficina: Nesta atividade nossos usuários trabalharam com muita criatividade, tomada de decisão e pensamento crítico.
 
 
 
 
Deixamos aqui algumas curiosidades sobre as Máscaras de Carnaval:
 
•           Sabia que a primeira máscara de Carnaval data de 30.000 anos A.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos?
•           No Antigo Egito, o povo acreditava que a colocação de uma máscara na face dos mortos ajudava na passagem para a vida eterna.
•           Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos.
•           Na Grécia, eram utilizadas nas suas cerimônias religiosas.
•           O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza data de 02 de Maio de 1268.
•           Um outro, datado de 22 de Fevereiro de 1339, proibia os mascarados de vaguearem pela noite nas ruas da cidade. Todavia, o seu uso era permitido durante todo o carnaval, exceto nas festas religiosas e ao entrar nas igrejas.
•           Na Itália, os “bobos da corte”, artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens que inspiraram o Carnaval de Veneza, sendo que as máscaras, tinham o poder de revelar ou ocultar sentimentos.
•           Na necessidade do homem de se embelezar e de se transformar, surge em Veneza, no século XV, o primeiro baile de máscaras, “Ball Masquê”, onde o uso da máscara também se fazia necessário devido aos constantes conflitos políticos. Os Cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais.
•           Em Veneza, as máscaras também se tornaram peças decorativas, transformando-se na principal atividade econômica da região.
 

Quer conhecer essa e outras oficinas da Turma Teen? Acesse: 
https://www.facebook.com/apaevilavelha/ ou https://www.instagram.com/apaevilavelha/

Apoio:SCFV>SUAS>parceria Secretaria de Assistência Social de Vila Velha