RESULTADO DE EXAMES

Apae de Vitória realiza capacitação sobre o Teste do Pezinho para profissionais da Saúde de todo o ES

foto destaque
Apae Vitória
07 de junho de 2019
Apae de Vitória realiza capacitação sobre o Teste do Pezinho para profissionais da Saúde de todo o ES
A Apae de Vitória realizou nesta sexta-feira, 7, o Treinamento de Capacitação em Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), no auditório do Conselho Regional de Administração (CRA-ES), em Bento Ferreira, Vitória. O evento reuniu 110 profissionais de diversos municípios do Estado que atuam na triagem neonatal, como técnicos, enfermeiros e médicos, entre outros. Foram abordadas questões como as atualizações sobre a coleta e a análise do Teste do Pezinho, as doenças diagnosticadas, o acompanhamento das crianças que apresentam alterações em seus exames e o Programa Estadual de Triagem Neonatal.

A Apae de Vitória é referência no Teste do Pezinho e o seu Centro de Diagnóstico é credenciado pelo Ministério da Saúde, realizando os exames pelo SUS coletados nas unidades de saúde de todo o estado. Em decorrência de sua expertise, a instituição oferece capacitação para os profissionais da saúde de todo o estado.

A presidente da Apae de Vitória, Maisa Dadalto, deu as boas-vindas aos participantes, desejando que os trabalhos fossem proveitosos, e enfatizou a importância do serviço de triagem que a Instituição mantém. Ela lembrou, ainda, a eficiência e competência da equipe multidisciplinar que a Apae mantém atuando no serviço.

A capacitação foi ministrada pela farmacêutica e coordenadora do Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz (CEDAB) da Apae de Vitória, Cristina Augusta Bravin; pela médica geneticista do CEDAB, Terezinha Sarquis Cintra; pela assistente social do CEDAB, Sarah Fardin de Oliveira Mariani; e pela coordenadora do Programa Estadual de Triagem Neonatal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria de Fátima Caretta Martins.

Parceria
Maria de Fátima Caretta Martins ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a Apae de Vitória dentro do Programa Estadual de Triagem Neonatal, lembrando da importância de capacitações como a oferecida pela Instituição para que a qualidade do serviço seja mantida, promovendo a prevenção de diversas deficiências. Além disso, durante sua palestra, Maria de Fátima falou sobre as finalidades do programa que ela coordena.

A capacitação faz parte do Junho Lilás, mês de conscientização sobre a importância do Teste do Pezinho.