Quem somos

Quem somos

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Apae-Castelo
Constituídos por:
20 Funcionários 
127 Usuários:
33 Assistência 
94 Saúde
 
foto

Nossa História

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Castelo surgiu de grande persistência por parte de quatro professores da rede estadual de ensino: Srª. Iole Zanúncio Malheiros, Srª. Ignês Campos Dell, Srª. Maria Helena campos Dell Orto e Srª. Cecília Gazola  que se preocuparam com a falta de oportunidade para as pessoas com deficiência física e mental do nosso município, que não tinham lugar para desenvolverem suas potencialidades. Tal fato desencadeou uma proposta de atendimento específico e a fundação da APAE de Castelo, baseado em outras de outros municípios.
Com muitas dificuldades no início, as pessoas com deficiência foram divididas em dois grupos para serem atendidas em duas salas, em escolas diferentes, até que se alugou uma casa para funcionar a APAE, onde os custos de aluguel, luz, água, alimentação e materiais diversos eram pagos pela referidas professoras que não mediram esforços para dar continuidade a esta grande causa. Envolvendo também a comunidade castelense, fundaram a APAE de Castelo no dia 5 de outubro de 1973 com sua diretoria executiva e demais conselhos.
Com o passar dos anos surgiu à necessidade de funcionamento em um espaço maior para desenvolver as atividades propostas para as pessoas especiais. Com isso, a APAE começou a funcionar em sua segunda sede provisória no Centro Espírita Luz e Trabalho e depois na Casa do estudante castelense.
Diante do pouco espaço para melhor atender a demanda de pessoas especiais, que aumentava dia a dia, e visando aprimorar seu atendimento, a comunidade se sensibilizou com a causa, e com a doação de uma área de terreno pelos  irmãos Paulo Marcos Lomba Galvão, Jorge Edson Lomba Galvão e Mário Sergio Lomba Galvão, finalmente a APAE construiu sua sede. Contou com a mobilização da comunidade na doação de materiais de construção e mão de obra cedida pela Prefeitura Municipal. Assim foi realizado o sonho de muitos alunos, familiares e funcionários.
Após  várias reformas para ampliação e adaptação com acessibilidade exigida por lei e uma proposta de trabalho que tem por objetivo o desenvolvimento global das pessoas com deficiência, a  APAE se encontra bem estruturada física e administrativamente. Atualmente integra a rede  socioassistencial do município, como unidade referenciada de Proteção Social Especial de Média Complexidade, desenvolvendo programas/projetos na área da assistência,além de programa na área da Saúde com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, psicologia e atendimento a pessoa com Autismo, objetivando a promoção da autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vidas de seus usuários.
 
 

O Que São as Apaes

As Apaes são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que trabalham para que as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias vivam com melhor qualidade de vida e felizes.
 
As Apaes são instituições de assistência social que oferecem serviços nas áreas de educação, saúde e assistência socia, contando, em muitos casos, com a parceria do Poder Público. Nossos métodos sustentáveis nos permitem continuar a fornecer um serviço especializado e de alta qualidade para todos que precisam, independentemente da idade e da classe social.
 
Nossa equipe de profissionais dedicados e altamente qualificados presta serviços especializados em todo Espírito Santo. Trabalhamos para fornecer as habilidades, cuidados físicos e oportunidades necessárias para pessoas com deficiência intelectual façam parte integrante da nossa sociedade.