Quem somos

Apae ES

Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo
42 filiadas: 40 Apaes, Amaes, Vitória Down
2500 Profissionais
7500 Pessoas com deficiência intelectual e múltipla e
suas famílias atendidas
foto

Qual a nossa história?

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Mateus –APAE foi fundada em 12/05/1984 tendo como primeiro presidente o srº Renato Zitenfeld Cárdia. A APAE contou com a colaboração da APAE  de Colatina para a sua fundação e inicialmente funcionou no Ginásio de Esportes Municipal, espaço cedido pela prefeitura.

Na primeira reunião de diretoria já houve a aprovação do Estatuto, entretanto, após a fundação só há registro de nova reunião após um ano de existência quando já são fomentadas as possibilidades de firmar convênios com outros órgãos, sendo que o primeiro convênio ocorreu com a prefeitura no ano de 1986.

No dia 26/03/1987 acontece uma reunião de Diretoria e nesta o presidente expõe as dificuldades encontradas até o momento para o funcionamento da APAE e o mesmo solicita o  afastamento do seu cargo por motivos particulares, assumindo o vice-presidente, José Clemente Sartório.

Após essa data só há registro de novas reuniões em dezembro de 1988 e em Janeiro de 1989 é aprovado o primeiro regimento interno da entidade. Neste mesmo ano ocorre a eleição da nova diretoria, sendo eleito como presidente, o srºJosé Clemente Sartório, com período de mandato até setembro de 1990.

Neste ano de 1989 já se discute a necessidade de construção de novas salas, devido ao pouco espaço físico onde funcionavam. No dia 22 de agosto de 1989 em reunião de diretoria, a então diretora pedagógica, Ana Lucia Sartório Porto, solicitou licença temporária, e por este motivo foi nomeada para este cargo a professora Maria da Penha  Oliveira Lorenzutti.

Em reunião no dia  06/10/1989 alguns membros da diretoria colocaram claramente que seria mais fácil a negociação do convênio com a prefeitura se houvesse o afastamento do Presidente e da diretora que já estava afastada provisoriamente, Srª. Ana Lúcia S. Porto. Por isso, o presidente, nomeia efetivamente a diretora Maria da Penha Oliveira Lorenzutti e ainda pede o seu afastamento provisório, assumindo o vice, Sr. Jones da Silva Freitas Matos. Foi prorrogado também o mandato da diretora por mais 6 meses até a eleição da nova diretoria.

Aconteceu a eleição da nova diretoria no dia 30 de novembro de 1990 para a gestão de 1991 à 1993, sendo eleito o novo presidente, Vilmar dos Santos. Após este período de mandato em 23/03/1993 é eleita a nova diretoria, assumindo a presidência o srº Severino Soares de Oliveira.

Nesse mesmo dia ocorreu a reforma e aprovação do Novo Estatuto Social, uma vez que esta reforma veio para atender ao padrão nacional e este estatuto sofreu novas alterações em 31 de março de 1995, data que ocorreu outra eleição de diretoria, elegendo como presidente o srº Jonas Werly, que esteve a frente da instituição por dois mandatos, de 1995 à 1996 e 1997 à 1998.

Apenas em 1999, no dia 16 de Junho que ocorre outra eleição com chapa única que teve como presidente a Sra. Marilza Mendes da Silva ZvinaKevicius. A então presidente após empossada explica  que o mandato para esta diretoria  será de apenas um ano, pois de acordo com o art. 43º do Estatuto da APAE, as eleições seriam nos anos pares e assim esta diretoria ficará até o ano de 2000, quando será feita nova votação.

Dessa forma, decorrido um ano, no dia 07 de junho de 2000 houve encontro para deliberar sobre a nova diretoria da APAE, mas como não existiam chapas concorrentes o conselho deliberativo resolveu por unanimidade prorrogar o mandato atual pelo período de 02 anos.

Depois destes 3 anos de mandato a presidente convoca a diretoria para nova eleição, e em 23 de abril de 1993 é eleita a nova presidente,  Azonete Melgaço Araujo.
Neste período houve a preocupação com a arrecadação da instituição, pois estavam próximos a sediar a Semana Nacional do Excepcional, por isso decidiram realizar eventos como cavalgadas e bingos durante a festa da cidade.

No ano de 2003, a APAE de São Mateus participou do “Festival Nossa Arte”, realizado em Curitiba, Estado do Paraná. A APAE participou também em 2003 do 5º encontro de profissionais das APAES do Norte do Espírito Santo, em Pinheiros - ES com a participação dos professores e membros das diretorias das APAES.

No ano de 2003 já consta nas atas a existência da Padaria da APAE, que foi extinta alguns anos depois, por avaliarem que a mesma estava dando prejuízos.

No dia 30 de junho de 2004 houve novas alterações e aprovação do novo Estatuto Social a fim de atender ao padrão Nacional e as exigências dos órgãos governamentais.

No dia 04 de dezembro de 2004 houve eleição da nova Diretoria Executiva, Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal para o biênio de 2005/2007 conforme edital de convocação publicado dia 15 de outubro de 2004 no jornal Tribuna do Cricaré. Não houve disputa, pois era chapa única nomeando o srº José Martin como novo presidente da APAE de São Mateus, tomando posse em 14 de Janeiro de 2005.

Em reunião extraordinária no dia 09 de agosto de 2006 houve a alteração de alguns membros da diretoria.

No dia 12 de setembro de 2006 houve novamente reformulação do Estatuto, seguindo o padronizado pela FENAPAES.

No dia  23 de Novembro de 2007 o presidente José Martin convoca, conforme edital publicado no jornal a Tribuna do Cricaré do dia 09 de outubro de 2007, uma reunião para apresentar o Relatório de Atividades e o Balanço Financeiro da gestão 2005/2007, após aprovação dos mesmos houve a eleição da nova diretoria da APAE para o exercício do mandato no período de 01/01/2008 a 31/12/2010, nesta eleição foi eleito o Srº Antônio Zampirolli como presidente.

No ano de 2008 foi identificado através da análise das atas que a APAE já tinha dificuldades para atender toda a população demandante dos seus serviços, haja vista que o bairro de Guriri naquele ano estava sem cobertura de atendimento, por isso a entidade estava articulando com o poder público local a possibilidade de adquirir uma Kombi para atender este bairro. Neste ano, verificou-se a  necessidade de contratação de novos profissionais clínicos médicos, psicólogos, assistente social, dentista, ginecologista, entre outros.

No dia 03 de Março de 2009 foi aprovada a adequação do Estatuto da APAE ao padrão nacional. No ano de 2009 iniciou as atividades da extensão da APAE no Km 41, para atender a população com deficiência da zona rural. Neste mesmo ano, a APAE nomeou e contratou uma nova diretora pedagógica, a Srª Maria Aparecida da Silva Britto.

Encerrando o mandato do presidente Antônio Zampirolli houve eleição da nova diretoria no dia 08 de Novembro de 2010, elegendo como novo presidente o Srº Deusdato Alexandre. Entretanto, o seu mandato durou apenas nove meses, devido a impossibilidade do mesmo ocupar este e outros cargos na diretoria devido ao vínculo empregatício que mantinha com a APAE, uma vez que era cedido pela Prefeitura Municipal de São Mateus à APAE, o que contrariava o Estatuto em seu artigo 48, § 6.º onde afirma que “é vedado a participação de funcionários da APAE na Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, ainda que cedidos ou com vínculo empregatício direto ou indireto.”

Assim, em 26 de Setembro de 2011 houve a mudança de alguns membros da diretoria, inclusive o cargo de presidente, que a partir desta data assumiu o Srº Luiz Quinquim com período de mandato de 2011 à 2013.
Elegendo o segundo mandato 2013-2015, a mesma chapa tendo como presidente Luiz Quinquim.

Em 2015 teve novas eleições de diretoria conforme estatuto, tendo como presidente Srº Rosivaldo Maurício Lima  e vice presidente Srº João Batista Rosa e uma diretora composta por 20 pessoas da sociedade civil com um trabalho totalmente voluntariado.

Atualmente  a diretoria é composta pelo presidente triênio 2020 a 2022 tendo como presidente Srº Luiz Quinquim.
A APAE atende hoje a 162 usuários sendo 72 do AEEAtendimento Educacional Especializado e 90 do Público da Assistência.
 

Visão

Ampliar o atendimento do AEE – Atendimento Educacional Especializado para os alunos incluídos com deficiência como também a oferta dos serviços de oficinas para os alunos sem escolarização e atendimento clínico tornando-se referência no norte do ES.

Missão

Atender com excelência pessoas com deficiência intelectual e múltipla, síndromes e suas famílias, como também na garantia de defesa de direitos.

Valores

* Aprendizagem

* Compromisso 

* Respeito

* Ética