RESULTADO DE EXAMES

Apae de Vitória mantém serviços essenciais durante a pandemia de COVID-19

Apae de Vitória
06 de abril de 2020
Atendimentos terapêuticos acontecem por meio de telecomunicações e serviços clínicos presenciais essenciais estão mantidos. No CAEE e no Centro de Convivência não há atividades até 17 de abril  
A Apae de Vitória mantém a orientação a seus usuários e familiares para que permaneçam em suas residências como medida indispensável e emergencial para o bloqueio da pandemia da COVID-19 (coronavírus) no Espírito Santo e no Brasil. Essa recomendação se fundamenta nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, e das secretarias Estadual e Municipal de Saúde.  
Na área pedagógica, as atividades presenciais como aulas do Centro de Atendimento Educacional Especializado e oficinas do Centro de Convivência continuam suspensas até  17 de abril. Os profissionais orientam os usuários e seus familiares por meio de telecomunicações, conforme a demanda.  
A Instituição continua realizando atendimentos e serviços essenciais a partir de uma avaliação técnica. O Centro Clínico permanece realizando os atendimentos por meio de telecomunicações, dando continuidade às terapias de maneira individualizada. Estão funcionando a Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social.
Os atendimentos com médicos também foram mantidos, como consultas com bebês que apresentaram alterações no exame do Teste do Pezinho, a emissão de receitas de medicamentos especiais e fornecimento de fórmula especial nutricional para pacientes com fenilcetonúria. Estes são serviços que não podem ser descontinuados.
 
 
Teste do Pezinho
As famílias devem ficar atentas à necessidade de realização do Teste do Pezinho mesmo durante a pandemia de COVID-19 (coronavírus) em recém-nascidos. O sangue deve ser colhido nas unidades de saúde nos municípios. O material é enviado ao Centro de Diagnóstico da Apae de Vitória (CEDAB) que realiza 100% dos exames pelo SUS dos bebês nascidos no Espírito Santo e mantém suas atividades mesmo durante a pandemia.
Ressaltamos que as vagas dos atendimentos na Apae de Vitória estão garantidas e que as equipes trabalham para que os usuários continuem tendo acesso ao serviço que a Instituição oferece. 
Pais e responsáveis pelos usuários devem ter atenção redobrada durante a pandemia de COVID-19, e seguir as orienções da OMS quanto à limpeza das mãos.  Muitos de nossos pacientes vivem com as chamadas comorbidades, doenças já existentes que podem agravar o quadro de uma eventual infecção por COVID-19 (coronavírus), o que os coloca no grupo de risco.