RESULTADO DE EXAMES

Teste do Pezinho

O que é o Teste do Pezinho?

É um exame laboratorial rápido, realizado por meio da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê em papel filtro. O objetivo principal é impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas em tempo hábil, podem levar à deficiência intelectual e/ou causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Esse teste é disponibilizado gratuitamente através do Programa Nacional de Triagem Neonatal, realizado na Apae Vitória, e é um direito de todo recém-nascido brasileiro.

Por que todo bebê deve realizar o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos para que as complicações e sintomas das doenças investigadas sejam prevenidos.

As doenças investigadas são assintomáticas no período neonatal (0 a 28 dias de vida) e podem levar à deficiência intelectual ou afetar gravemente a saúde da criança.

Quando as doenças são detectadas dentro de um prazo adequado e o tratamento é iniciado, a chance de impedir o desenvolvimento de sequelas é muito grande, melhorando, dessa maneira, a qualidade de vida das pessoas que têm o diagnóstico confirmado.
 
Quando realizar o Teste do Pezinho?

A coleta deve ser realizada preferencialmente entre o 3° e 5° dia de vida e sempre após passadas 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido.

Onde coletar o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho pode ser coletado nos Postos de Saúde (Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família) e Centros de Saúde. O serviço de triagem neonatal estadual possui atualmente 444 postos de coletas distribuídos nos 78 municípios do Espírito Santo. A Apae Vitória, por meio do seu laboratório próprio, o CEDAB, realiza a coleta do Teste do Pezinho Ampliado (Convênio e Particular) em sua sede.

Posso fazer o Teste do Pezinho depois do período ideal de coleta?

Não há impedimento para realizar o Teste nas crianças que passarem do prazo indicado. Mas vale ressaltar, novamente, que quanto mais cedo é realizada a coleta, mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados.

Qual é o procedimento do Teste do Pezinho?

Algumas gotas de sangue são coletadas preferencialmente do calcanhar dos recém-nascidos através de punção com lanceta específica para este procedimento e papel filtro especial para absorção do sangue.
 
A coleta pode ser realizada, ainda, em uma veia no braço do bebê e o sangue, que não pode entrar em contato com anticoagulantes, deve ser transportado imediatamente para o papel filtro.

O que acontece quando um resultado está alterado?

Os pais ou responsáveis pelos recém-nascidos com exames alterados são reconvocados através da busca ativa para a realização de novos exames e avaliação clínica para confirmação diagnóstica.

Isso não quer dizer que o bebê possui a doença, mas que teve uma triagem positiva e por isso precisa realizar outros exames para excluir ou confirmar alguma doença.
 
O Teste do Pezinho detecta a Síndrome de Down?

Muitas pessoas fazem essa associação, pois o SRTN-ES encontra-se dentro da Apae, mas o Teste do Pezinho não detecta a Síndrome de Down.

TESTE DO PEZINHO BÁSICO

Este teste é disponibilizado gratuitamente por meio do SUS e deve ser coletado nas unidades básicas de saúde. Atualmente as seguintes doenças são pesquisadas: Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias (DF), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO).

Requisitos para realização do teste

Dirigir-se à unidade de saúde mais próxima da residência levando a declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento do recém-nascido e o documento da mãe.

As patologias identificadas neste teste são acompanhadas pela equipe multidisciplinar que atua no Ambulatório da Triagem Neonatal no SRTN-ES/CEDAB.

TESTE DO PEZINHO AMPLIADO

O teste é realizado por meio de convênios ou por contratação particular e é coletado na sede do CEDAB, localizado na Apae Vitória. Mais de 50 patologias podem ser pesquisadas. Clique aqui e confira o material com mais informações, os tipos de testes e as doenças que cada um pode identificar.

Requisitos para realização do Teste do Pezinho Ampliado
Carteira do plano de saúde e autorização do mesmo, pedido médico e documento do responsável e do recém-nascido.

Convênios credenciados Unimed Vitória, Cassi, CST, São Bernardo e Petrobrás.