RESULTADO DE EXAMES

Apae de Vitória participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

foto destaque
Apae Vitória
16 de agosto de 2019
Atividades acontecerão na sede da instituição e em outros locais. Confira a programação no final da matéria
Entre os dias 21 e 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e a Apae de Vitória realizará atividades locais com o objetivo de promover o debate e mostrar para a sociedade a importância da igualdade para a inclusão. 
 
O tema da semana deste ano é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas". A temática reafirma a importância da participação dos pais e responsáveis em todo o processo de vida e protagonismo da pessoa com deficiência, além de chamar a atenção para a implementação das políticas públicas. 
 
As ações a serem realizadas durante a campanha visam conscientizar a sociedade sobre o trabalho realizado pelas Apaes e promover a inclusão social das pessoas com deficiência e combater o preconceito e a discriminação. 
 
A presidente da Apae de Vitória, Maisa Dadalto, destaca que a semana é importante para apresentar às pessoas o trabalho realizado pela instituição. “É  um período em que abrimos as portas para que a sociedade de modo geral conheça os serviços que a Apae presta na área  da educação, saúde e assistência às pessoas com deficiência e suas famílias”, explica. 
 
É um momento em que várias ações são realizadas no sentido de  passar a mensagem que todo esforço é  importante para promover a qualidade de vida de quem  necessita de apoio, compreensão e respeito”, finaliza a presidente. 
 
Atividades Apae de Vitória 
O Centro de Convivência da Apae de Vitória preparou algumas atividades para a Semana, como a dinâmica “Seja Protagonista”, que acontecerá na Praça Prefeito Oswald Guimarães, próxima à sede da Apae, em Bento Ferreira, nos dias 21 e 22 de agosto. A ação tem o objetivo de empoderar os usuários que participarão da atividade. Na ocasião, também está prevista panfletagem sobre as ações da Apae.  
 
Além da dinâmica, o Centro de Convivência montará uma exposição fotográfica no Shopping Vitória. Serão exibidas fotos de diversos momentos da instituição (eventos, atividades e outros) referentes ao ano de 2018. A mostra estará disponível de 21 a 28 de agosto, das 10 às 22 horas, no segundo piso do centro comercial, em frente à loja C&A. A programação completa do Centro de Convivência está disponível no final desta matéria
 
O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Apae de Vitória também preparou algumas atividades para a Semana. Nos dias 22 e 27, acontecerá uma exibição do filme “Temple Grandin”, no auditório da instituição. Após a exposição, haverá uma roda de conversa. O CAEE também fará uma visita técnica à Biblioteca Pública Municipal de Vitória, nos dias 27 e 28. A programação completa você confere no final da matéria.
 
Semana Nacional 
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada anualmente pelas apaes do Brasil e coirmãs, com direcionamento da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), que define o tema nacional. Em 2017, foi aprovada a Lei 13.585 que instituiu oficialmente a data no calendário da União. De acordo com a legislação, a semana deve ser realizada de 21 a 28 de agosto de cada ano. 
 
Programação Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - Apae Vitória 

Atividades CAEE:
21/08:
8h - Atividade na quadra da Apae de Vitória - Jogos e brincadeiras: Pensando e praticando com as famílias dos usuários do Projeto Projeto Time-V (Treino para inclusão, movimento, esporte e vida);

22/08 e 27/08:
7h - Cinema no Auditório. Filme "Temple Grandin"  - Seguido de roda de conversa.

27/08 e 28/08:
9h e 14h
  - Visita técnica à Biblioteca Pública Municipal de Vitória com os alunos do Projeto Time-V.

Centro de Convivência:
21/08 e 22/08:

9h30 e 15h30: Dinâmica na Praça Prefeito Oswald Guimarães, em Bento Ferreira. Brincadeiras e atividades físicas;

27/08:
8h às 11h e de 13h às 16h:
Piquenique no Parque Pedra da Cebola;

De 21/08 a 28/08: 
10h às 22h: Exposição Fotográfica no Shopping Vitória (segundo piso, em frente à loja C&A).