RESULTADO DE EXAMES

Apae de Vitória recebe homenagem da Assembleia Legislativa do ES

foto destaque
Apae de Vitória
29 de agosto de 2019
A presidente da Instituição, Maria Luíza Dadalto, também foi homenageada durante sessão solene que comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Apae de Vitória participou nessa quarta-feira, 28, da Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) referente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A presidente da Instituição, Maria Luiza Dadalto, a Maísa, que foi convidada a compor a mesa junto com as autoridades, foi homenageada com uma placa pelos serviços prestados ao longo de sua vida ao movimento apaeano. Além disso, Maísa recebeu, em nome da Apae de Vitória, um certificado em homenagem à entidade.

A sessão, que foi muito concorrida e ficou lotada, aconteceu a partir de uma proposição do deputado estadual Luciano Machado, reunindo diversos outros parlamentares e autoridades, assim como representações de Apaes de todo o Estado e de outras instituições, como a Pestalozzi. A primeira-dama do Espírito Santo, Maria Virginia Fernandes Moça Casagrande, também prestigiou o evento e foi homenageada por seu trabalho voluntário como dentista, assim como o presidente da Federação das Apaes no Espírito Santo (Feapaes-ES), Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo.

Parte da equipe da Apae de Vitória também prestigiou o evento que contou com apresentações culturais de usuários de diversas instituições. Além disso, personalidades nacionais e capixabas enviaram vídeos com mensagens que foram exibidos durante o evento que contou, ainda, com o sorteio de camisas da Seleção Brasileira de Futebol autografadas pelo jogador Richarlison, nascido em Nova Venécia, e um chapéu autografado pelo cantor sertanejo Daniel.

Também foram exibidas mensagens de Anderson Varejão, jogador da Seleção Brasileira de Basquete e ex-jogador da NBA, natural de Vitória; de Natália Gaudio, ginasta na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, nascida em Vitória; de Jeremias Pereira Reis Capixaba, campeão do The Voice Kids 2019, nascido na Serra; e da bailarina clássica Ana Botafogo, natural do Rio de Janeiro.

Semana

Anualmente, durante os dias 21 e 28 de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585, que torna a data oficial. A semana, que já acontece desde 1964, é voltada para uma reflexão sobre a necessidade de que sejam disponibilizadas condições e oportunidades para que a inclusão aconteça de fato, promovendo a autonomia das pessoas, e para o combate ao preconceito e à discriminação.