RESULTADO DE EXAMES

Dia Nacional do Teste do Pezinho (6 de junho): exame precisa ser feito mesmo durante a pandemia da COVID-19

foto destaque
Apae de Vitória
01 de junho de 2020
Apae de Vitória mantém serviços presenciais essenciais, como o Teste do Pezinho, e pais de recém-nascidos devem levar o bebê à unidade de saúde mais próxima de suas casas para fazer o exame
As famílias devem ficar atentas à necessidade de realização do Teste do Pezinho mesmo durante a pandemia de COVID-19 (coronavírus) em recém-nascidos. O sangue deve ser colhido nas unidades de saúde nos municípios. O material é enviado ao Centro de Diagnóstico da Apae de Vitória (CEDAB) que realiza todos os exames do SUS no Estado e mantém suas atividades mesmo durante a pandemia.

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial rápido, realizado por meio da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê em papel filtro. O objetivo principal é identificar e tratar doenças antes da manifestação de sintomas, desta forma impedindo o desenvolvimento de deficiência intelectual e/ou a ocorrência de óbito precoce, promovendo melhoria na qualidade de vida do paciente. Por isso, os exames não podem ser interrompidos. Bebês que apresentem alterações nos resultados continuam recebendo atendimentos, mesmo durante a pandemia.

De acordo com Cristina Bravin, coordenadora do CEDAB, o teste é capaz de identificar doenças na fase pré-sintomática, ou seja, antes da manifestação dos sintomas. “É importante que os bebês sejam levados para a coleta do sangue em um dos 480 postos de coleta espalhados por todo o Espírito Santo. A unidade de saúde vai encaminhar o material aqui para o laboratório na Apae de Vitória. Se houver alteração, faremos a busca ativa do paciente. A família trará o bebê até a Apae de Vitória que será atendido pela equipe multidisciplinar. A partir daí, entramos com o tratamento para minimizar os impactos da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior o impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do paciente”.

Live

Em lembrança ao Junho Lilás, mês de Conscientização sobre o Teste do Pezinho, a Apae de Vitória realizará duas lives sobre o assunto. 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A primeira será nesta sexta-feira, 5 de junho, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do exame. A transmissão acontece às 10 horas no Instagram da Instituição (@apaevitória) com as médicas endocrinopediatras da Apae de Vitória Christina Cruz Hegner e Daniela Franco Lube. Elas falarão sobre “Teste do Pezinho e as endocrinopatias diagnosticadas”.

Já a segunda live será no dia 15, às 11 horas, com o tema "Teste do pezinho ampliado e a importância do diagnóstico precoce da imunodeficiência grave". Para a transmissão, foram convidadas a alergista e imunologista pediatra, professora da Emescan e pesquisadora da Ufes Paula Campos Perim e a médica geneticista e diretora clínica do GENOMA, Terezinha Sarquis Cintra. 

 Agende-se e participe! Envie a sua pergunta pelo direct do instagram: @apaevitória

Segurança

A Apae de Vitória tomou uma série de medidas para garantir a segurança de usuários, familiares e acompanhantes, assim como de sua equipe profissional considerando a Emergência em Saúde em decorrência da pandemia da COVID-19. As recomendações das autoridades sanitárias estão sendo seguidas para que o ambiente seja seguro para todos.