RESULTADO DE EXAMES

Centro Clínico Anselmo Frizera (CECAF)

Atualmente o CECAF faz parte da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência do município de Vitória e para ser atendido no serviço é preciso ser encaminhado pelo Sistema de Regulação do Município por meio das Unidades de Saúde. O CECAF é a porta de entrada da Instituição e dispõe de uma equipe multidisciplinar que avalia o individuo e sua família, composta por assistente social, dentista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

O diagnóstico de deficiência intelectual demanda uma avaliação cuidadosa, pois envolve aspectos clínicos, genéticos, sociais e ambientais.

Convênios aceitos no CECAF: PMV, SUS, Particular, CASSI e Petrobras.

Serviços

Estimulação e Habilitação

Após a avaliação multidisciplinar (triagem), discussão do caso clínico e elucidação diagnóstica, a equipe elabora um plano terapêutico individual identificando as necessidades do paciente e são ofertados os atendimentos terapêuticos específicos.

São elegíveis para esses atendimentos crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, autismo ou que apresentem patologias genéticas e neurológicas que comprometam o desenvolvimento neuropsicomotor.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento global da criança/adolescente, minimizar sequelas, e acolher as demandas familiares visando melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência. São utilizadas técnicas associadas às atividades lúdicas e vivências para estimular o potencial e as habilidades do paciente, contribuindo para que desenvolvam maior independência e autoestima. Para o sucesso dessa proposta é fundamental o envolvimento e participação ativa da família no processo.

Prevenção
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o CECAF oferece à sociedade o Programa de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (PADI).

O Serviço de Saúde do Município encaminha para avaliações bebês que tiveram em sua história pré, peri ou pós natal, algum fator de risco de evoluir com deficiência intelectual, como prematuridade, sífilis congênita ou outras infecções, hipertensão gestacional, alcoolismo, entre outros.

O bebê é avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pediatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, que acompanha o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças até 7 anos de idade. Ao final do acompanhamento, é realizada avaliação neuropsicológica para alta do programa.

É imprescindível que a família participe do PADI o qual prevê o acompanhamento e reavaliação periódica da criança, com objetivo de monitorar e orientar os responsáveis para detecção e intervenção precoce a partir de sinais de atraso ou desenvolvimento atípico. Caso isso ocorra, as sequelas e sintomas poderão ser minimizados com as orientações e inserção em terapias quando necessárias.

Serviço Odontológico
O atendimento é feito apenas para pacientes com deficiência, por meio de agendamento na recepção do CECAF.

O profissional de odontologia da Apae é especializado em atendimento a PCD (Pessoa com Deficiência). O dentista realiza uma avaliação minuciosa, abrangendo o histórico de desenvolvimento, saúde, comportamento, uso de medicação, exames complementares, pareceres médicos, exame clínico para adequar seu tratamento com peculiaridades do paciente.

Após análise, é feito o diagnóstico, plano de tratamento, informações sobre condutas a serem adotadas, e esclarecimentos aos responsáveis com posterior assinatura dos mesmos.

Os cuidados com as condições bucais do individuo são fundamentais para evitar focos de inflamação e infecções que podem ir para a corrente sanguínea, o que pode ocasionar dores e afetar outros órgãos. Por isso é importante higienizar a boca, fazer três escovações supervisionadas por dia, usar o fio dental e evitar alimentos ricos em açúcar e carboidratos que levam a formação de placa bacteriana causadora das cáries, gengivites, periodontites e mal hálito.

A Apae não realiza tratamentos de especialidades como endodontia, ortodontia, próteses, CBMF e radiologia.

Serviço de Audiologia
A Apae Vitória realizas exames audiológicos, importantes para detecção de perdas auditivas em adultos e crianças.

Emissões otoacústicas evocadas: exame recomendado para todos os recém-nascidos, a partir do 2º ou 3º dia de vida, de execução rápida e sem contraindicação.

Audiometria: exame utilizado para avaliar a audição e que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar os sons. Impedanciometria: exame que avalia as condições da orelha média, o sistema de proteção do ouvido ao barulho e pesquisa o reflexo.

Logoaudiometria: exame que avalia a qualidade da audição. A audição é condição fundamental para um adequado desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional do ser humano. Ela possibilita o desenvolvimento da linguagem oral e quando detectada a diminuição dessa condição, é preciso procurar um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista para a realização de exames.

O diagnóstico audiológico realizado durante o primeiro ano de vida possibilita a intervenção médica e fonoaudiológica, permitindo prognóstico mais favorável em relação ao desenvolvimento global da criança.

Testes psicodiagnósticos
O psicodiagnóstico é uma ferramenta clínica utilizada pelo psicólogo para encontrar a diagnose de uma enfermidade, transtorno, distúrbio, quadro clínico e/ou dificuldade que afeta o quadro geral psicossomático do paciente. A avaliação psicodiagnóstica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

A etapa da avaliação psicodiagnóstica, geralmente é iniciada com uma entrevista inicial junto ao paciente e/ou pais e responsáveis (no caso de crianças), para coletar um pouco do histórico de vida, queixas, sintomas, comportamentos, hábitos e desenvolvimento infantil até então.

Posteriormente, a partir dos dados trazidos pelos pacientes e/ou responsáveis são feitas algumas sessões com a pessoa avaliada em que são utilizados diversos instrumentos de avaliação de acordo com o caso clínico e idade do paciente: testes, escalas, métodos de avaliação, observação lúdica (no caso de crianças), observação social, entrevista e questionários. Após as sessões de avaliação o paciente e/ou responsáveis são chamado novamente para a devolutiva, quando são levantadas as possíveis hipóteses diagnósticas, prognóstico e indicações terapêuticas.

Horário de atendimento no Centro Clínico Anselmo Frizera (CECAF)
De segunda a sexta feira das 7 às 19 horas

Contatos
27 2104-4022
E-mail: cecaf@apaevitoria.org.br

Endereço
Avenida Cezar Hilal, 495, Bento Ferreira, Vitória-ES. CEP: 29.050-657